SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Ensino Fundamental I

O Colégio Canadá busca introduzir o aluno num processo sistemático da construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber e buscando o desenvolvimento de capacidades e a aprendizagem de conteúdos necessários à Vida em Sociedade.

Respeitar nosso aluno como um ser único, com suas individualidades e, a partir daí, desenvolver um trabalho pedagógico, em que as experiências, as investigações e os conteúdos diversificados façam parte do currículo, de forma desafiadora, oportunizando a construção de significados.

Sendo nossa avaliação um processo contínuo, a aplicação de diagnósticos é apenas um dos recursos de que dispomos para avaliar o desenvolvimento educacional de nossos educandos.

No Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano a avaliação tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos no decorrer do ano letivo; sendo assim, ela se processa da seguinte maneira:

O sistema de avaliação do 2º ao 5º ano

Em cada trimestre são realizadas 3 (três) avaliações:

Diagnóstico mensal com valor = 100 (Peso 4)
40%
Diagnóstico trimestral com valor = 100 (Peso 5)
50%
Ficha qualitativa com valor = 100 (Peso 1)
10%

A média trimestral (MT) é calculada pela média aritmética ponderada destas avaliações:

Observações

No 1º Trimestre, os alunos do 2º ano serão avaliados apenas pelo diagnóstico trimestral com valor 100 e ficha qualitativa com valor 100;

Para os alunos do 2º ao 5º ano, no 3º Trimestre, o diagnóstico trimestral será substituído pela avaliação da Mostra Cultural (peso 2) e por simuladinho (peso 3)

Diagnóstico mensal com valor = 100 (Peso 4)
40%
Mostra cultural com valor = 100 (Peso 2)
20%
Simuladinho com valor = 100 (Peso 3)
30%
Ficha qualitativa com valor = 100 (Peso 1)
10%

Assim a média deste trimestre (MT) será calculada pela fórmula abaixo:

Diagnóstico de Recuperação

Poderá fazê-lo todo aluno com notas abaixo de 60 (sessenta) na média trimestral (a partir do 1º trimestre) ou na média anual (No terceiro trimestre). As datas da realização dos diagnósticos de recuperação, assim como as  datas dos demais diagnósticos, estão previstas no calendário escolar.

ATENÇÃO

Também é facultativo aos alunos com médias acima de 60 (sessenta) fazer o  diagnóstico de recuperação, caso tenha interesse de  aumentar a sua média trimestral.

Após a realização da recuperação a média trimestral Final (MTF) será calculada pela fórmula  baixo somente para os alunos com notas de recuperação maiores do que as médias trimestrais anteriores.

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